Meta, objetivo, estratégia, tática… embora muitos confundam, essas quatro palavras possuem significados distintos e quando compreendidos, fazem toda a diferença! Se você é um empreendedor (ou pretende se tornar), precisa compreender perfeitamente essas diferenças para formular o planejamento estratégico do seu negócio. Antes de iniciar qualquer planejamento, certifique-se primeiro de que as diferenças entre meta, objetivo, meta e tática estejam esclarecidas.
Prepare-se para aplicar na sua empresa!
Meta – O que você quer!
A meta nada mais é do que o grande resultado que você busca para a sua empresa. Caracteriza um desejo abstrato porque dificilmente será quantificado.
Pense nos sonhos, esperanças ou até mesmo nas necessidades. As metas são os objetivos amplos que atingimos a longo prazo.
Por exemplo: a empresa “Decor”, que atua no mercado de design de interiores em São Paulo, quer bombar a sua marca e ser reconhecida em todo o país.
Objetivo – O que precisa acontecer!
Pensou que era o sinônimo de meta? Nada disso! O objetivo é específico e rápido, o que você precisa fazer para a meta ser atingida.
Vale lembrar que o objetivo se difere da meta porque podemos analisar numericamente, ele é uma tarefa tangível.
Por exemplo: conseguir 10 publicações sobre os produtos da Decor nas principais revistas ou blogs de decoração até o dia 13/12/19.
Estratégia – Como o objetivo irá acontecer!
Preste muita atenção, a estratégia pode ser considerada como a parte mais importante de um planejamento.
Ela é o caminho que você irá trilhar até os seus objetivos declarados! Se feita corretamente, será a responsável por atingir a tão sonhada meta.
Por exemplo: promover um bate-papo com 10 blogueiros relacionados à moda e decoração e investir em anúncios pagos para as redes sociais.
Tática – O item de ação!
O primeiro passo para que todo o resto do planejamento entre em ação. É o que você precisa fazer para que sua estratégia seja realizada.
Exemplo: adicionar 20 blogueiros de moda e decoração na sua lista de contatos até o final da semana que vem.
Não foi tão difícil, né? Aí estão as principais diferenças entre meta, objetivo, estratégia e tática. Agora é só colocar em prática.