Autoatendimento: saiba mais sobre as novas mudanças no mercado!

Nos últimos anos, passamos por mudanças em vários aspectos com avanço das tecnologias. No momento, estamos vivendo a mudança dos atendentes humanos para as máquinas de autoatendimento, com um sistema intuitivo e de fácil aprendizado para o pagamento de contas, taxas, entre outras formas de cobrança que o cidadão brasileiro vem aprendendo a lidar e a conviver.

O começo dessa história!

O primeiro modelo de serviço de autoatendimento começou nos EUA, na década de 30, sendo King Kullen o idealizador que projetou uma experiência em seu mercado, em Nova York, onde ele destacou que a organização das mercadorias e produtos alimentícios poderiam ser servidos individualmente pelos clientes, sem o auxílio de funcionários.

Hoje a experiência é próxima a essa, com as máquinas de autoatendimento que passaram a ser encontradas de forma mais comum em nosso dia a dia. Desde as agências bancárias até o pagamento dos tickets de estacionamentos. Com isso, o comércio enxerga uma nova experiência de consumo, sem a função do atendente humano.

As grandes empresas já aderiram!

A rede de restaurante fast food McDonald’s, lançou uma nova experiência de ponto de venda nas suas lojas inteligentes com totens de vendas. Os totens são telas em formatos de máquinas de autoatendimento, onde o cliente monta o seu lanche sem o atendimento do funcionário. A montagem do lanche realizada pela escolha do cliente proporciona uma experiência única.

A primeira loja neste formato, aqui no Brasil, foi lançada no estado de São Paulo. Outras redes de fast food estão partindo para esse modelo de restaurante como Bob’s, Burger King, entre outros. Outro mercado que está testando essa experiência são as lojas de departamento, elas estão deixando um espaço para esse experimento de compra e pagamento. Assim, os clientes iniciam uma adaptação às mudanças que irão ser atualizadas nas lojas.

Atualmente, os meios de transportes utilizam os totens de pagamento e recarga dos cartões de transporte. Os usuários desse serviço também estão se adaptando a esse novo modelo de compra!

Mas o que são os totens?

Os equipamentos de autoatendimento, chamados de totens de autoatendimento, são constituídos por um monitor com tela touch screen e um sistema próprio do serviço que está em execução. Os sistemas dos totens são uma grande de “mina de ouro”, porque enquanto os desenvolvedores e empresas de softwares estão focadas no mercado de app, surge uma nova demanda com esses sistemas personalizados que podem ser criados ou adaptados para qualquer modelo de negócio que busque essa necessidade.

O futuro garante novas possibilidades!

Mesmo pela saída da função de atendimento, esse funcionário passou a exercer outras funções na indústria e no comércio, sendo reinventado como profissional e ganhando um novo status dentro da empresa. Novas profissões surgem e outras são aposentadas. Porém, o que evolui é a relação do homem com a máquina (computador).

Quem está afim de entender esse novo produto precisa investir em estudo e pesquisa em design e programação, buscar conhecer o mercado das startups, para entender o formato de empresa que busca desenvolver esses produtos. Além de buscar conhecer os modelos e tecnologias do totens que existem e podem ser usados no mercado nacional. Para isso, é necessário pesquisar o mercado exterior para ver as tendências que podem chegar ao Brasil em pouco tempo.

Ser empreendedor não é só ter uma ideia e ter iniciativa para correr atrás do sonho, é preciso pesquisar e analisar o mercado que pretende entrar.