Aprenda A Criar Uma Persona E Aumente Seus Resultados!

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Você ainda não sabe criar uma Persona? Neste artigo irei explicar o conceito de Persona e o principal: você entenderá a melhor forma de aplicá-la no seu negócio!

Se você possui um negócio, com toda a certeza já escutou a clássica pergunta: “qual é o seu público-alvo?”. O motivo é simples, antes de vender qualquer produto, você precisa compreender quem será o seu cliente.

Dessa forma, a produção de conteúdo se desenvolverá de forma assertiva, o que torna ainda mais fácil chegar até os clientes em potencial. Para facilitar ainda mais o processo, utiliza-se a técnica da Persona.

O que é uma Persona?

Buyer persona (persona) nada mais é do que a definição de um cliente típico, o qual irá constituir o seu público-alvo. Ela representa o cliente ideal que o seu negócio procura.

Imagine, você não venderia um salto alto para um senhor de meia-idade, correto? É preciso identificar o seu possível cliente, utilizar a linguagem própria do mesmo e gerar conteúdos de seu interesse.

Por isso, a Persona surge como uma das principais técnicas utilizadas para aperfeiçoar as estratégias de marketing de uma empresa.

Existe diferença entre Persona e Público-alvo?

O público-alvo é determinado a partir de questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais que constroem um perfil amplo do que seria o principal ponto de ataque das estratégias de uma empresa.

Atualmente, o mercado preocupa-se mais em atingir uma audiência mais específica, para buscar seus clientes mais quentes e garantir que a sua experiência seja a melhor possível.

É muito mais complicado realizar uma campanha para um público com número elevado. As chances desta estratégia obter bons resultados não será tão alta quanto executar um plano baseado no seu cliente ideal, ou seja, a sua persona.

Como criar uma Persona?

Se você ainda está confuso, nada melhor do que irmos à prática! Para criar a sua persona, é necessário pensar como o seu cliente. E se você ainda não possui clientes, realize o exercício baseado no padrão que mais chega até o seu negócio (pessoas que curtem a sua página, comentam as suas postagens, acessam seu site).

Existem inúmeras maneiras de investigar qual seria a sua persona, mas a principal é bem simples: CONVERSE COM O SEU CLIENTE! Conheça a sua história, identifique suas dores e as razões para que o seu negócio melhore a vida dele.

Ah, você também pode criar um formulário no Google, é super fácil e sem custos. Explique que a pesquisa de mercado ajudará a entendê-lo melhor e garantir que o seu serviço seja o mais eficiente possível.

DICAS DE PERGUNTAS PARA COLETAR DADOS

  • Qual seu gênero? Idade?
  • Em que cidade mora?
  • Qual o seu grau de escolaridade?
  • Com o que trabalha?
  • Como é a rotina do seu trabalho?
  • Qual é o seu maior sonho?
  • O que mais gosta de fazer no tempo livre?
  • Qual sua rede social favorita?
  • Onde busca informações para se manter atualizado?
  • Quais tipos de conteúdo gosta de compartilhar com os amigos?

Antes de realizar a construção da sua persona é importante se questionar:

“Quem são as pessoas que compram o meu produto e principalmente, POR QUE eles compram especificamente o meu produto?”.

Feito isso, é chegada a hora de criar a sua persona. É através dela que você irá entender o típico consumidor do seu negócio.

Vamos lá, confira as informações que a sua persona deverá conter!

  • Nome fictício
  • Imagem (alguma foto que represente bem o seu cliente ideal)
  • Idade
  • Gênero
  • Cargo profissional
  • Informações sobre a família
  • Hobbies
  • Medos enfrentadas
  • Objetivos a conquistar

Aplicando a sua persona na prática!

Com base na persona criada, ficará muito mais fácil produzir conteúdos sobre o seu negócio que gerem interesse no seu cliente ideal.

O resultado deste tipo de estratégia está baseado em um cliente muito mais engajado com o seu negócio e uma experiência tão boa que gere novas compras. Afinal, é muito mais fácil vender para alguém que já conhece e utiliza o seu produto!